Aos Meus Irmãos

O que vem a seguir é um texto que foi escrito na tentativa de acompanhar os pensamentos que me ocorriam em uma velocidade alucinante. Para tentar manter a integridade de um momento de insight (ou o que quer que tenha sido) decidi conservar o tempo verbal da mensagem na segunda pessoal que é como ela me ocorreu.

Irei me abster de fazer um comentário mais profundo sobre o que foi escrito embora possa notar referências aos ensinamentos de diferentes mestres. Ao reler o texto pela primeira vez, algumas partes me pareceram uma espécie de Pout-pourri  de tudo o que tenho estudado nos últimos anos, porém outras partes me fogem totalmente o conhecimento. Sendo assim, decidi limitar minha analise do texto a esses breves comentários e simplesmente compartilhar seu conteúdo com quem possa vir a se interessar.

Antes do texto em si, gostaria de dizer que não creio que o que você irá ler a seguir, seja uma mensagem destinada a um individuo específico, a mim mesmo ou para um grupo determinado de pessoas, mas a qualquer um que se disponha a ouvi-la.

Que a compaixão e o Amor sejam seus guias.

“Não julgues as palavras que vem a ti, mas oferece-as em confiança”

Tu tens uma única função aqui meu irmão. Encontrar a Luz em ti e estendê-la. Assim salva o mundo e a ti mesmo. Como poderia fazer isso? Ouve o Teu irmão que és tão santo quanto Tu e põe em pratica teu simples ensinamento. “Ame a Deus acima de todas as coisas ao próximo como a ti mesmo”.

A Expiação deve ser recebida e oferecida. A Expiação é a cura. A cura é o perdão. O perdão o Amor que é o verbo. 

Nada lhe está sendo imposto, porém, apenas ao aceitar a tua única função estará realizando o desejo de teu Pai e assim agindo com a verdadeira humildade, tornando assim, possível o reconhecimento das dádivas que Ele lhe prometeu e já lhes foram entregues. Não negue a única função que Teu pai lhe deu. Ao negar sua própria função, estará tentando proteger a ilusão que tu fizeste. Não assumir a tua função santa dizendo que não é capaz, é exercer a arrogância típica da falsa humildade. Já estamos em um estágio onde não há mais espaço para isso. E para que possamos dar o passo seguinte, é preciso que tu te reconheças como um filho de Deus, não um homem, mas o espírito que tu és. Só assim encontrará a felicidade, do contrário estarás indo contra a tua função e nenhuma ilusão que confundires como a tua função pode fazer o Filho de Deus feliz. Tens que oferecer a Luz que ilumina os teus passos e te faz invulnerável para todos aqueles que Ele trouxer a tua presença e assim eles são salvos contigo. Ou pensas que apenas tu tem a necessidade da Paz de Deus? Dando a luz ela aumenta em ti e só assim poderá reconhecê-la em ti mesmo. A luz já lhe foi entregue e o reconhecimento dela é um mero efeito e não a causa.

Porque esperas o Céu? Aquele que busca a verdade já a têm. Não continue a cobrir os próprios olhos. A iluminação é apenas o reconhecimento e não uma mudança em absoluto. Todos que buscam o céu já o têm.

A Luz reconhecida precisa ser estendida. E para isso, tem de ser colocada em um lugar onde todos os teus irmãos possam vê-la. Não esconda a luz que reconheces em ti, pois ela não te foi dada para ser aprisionada. Deixe que ela sirva de guia para que os irmãos mais distantes possam encontrar a Paz e o caminho de volta para casa.

Pare de uma vez por todas de criar barreiras. Não tente preservar qualquer ilusão dando-lhe o valor de real. Ao dar o valor de real para o que não existe fizeste com o que o impossível parecesse possível e perdeste toda a realidade. Ou vês ou não vês em absoluto. Não podes ver a realidade parcialmente. E qualquer aspecto ilusório que querias preservar como real te faz perder a realidade por completo. É preciso não ter qualquer defesa. Ao achares que sabe de alguma coisa, impede que O próprio Deus lhe conceda a memória de quem tu realmente és e assim perde mais uma oportunidade de reconhecer a verdade que a lembrança de ti mesmo poderia lhe revelar. Se entregue sem ressalvas. Terás de admitir-se como um buscador de Deus e nada mais. Pois nada mais te é pedido. Se cederes a tentação de querer ser qualquer coisa, além disso, estarás interferindo no plano de Deus para ti e todos os teus irmãos. Portanto, não interfira.

Seja grato por habitar em um mundo em que a cada instante tens a oportunidade de escolher novamente. De escolher o amor ao invés do medo. Da compaixão ao invés do ataque. Da entrega ao invés da defesa dos valores que te afastam da verdade.

Não diga que não pode. Não pense que a função que lhe foi atribuída está além de ser realizada. Não penses não é merecedor da Luz, e que não teria forças de levá-la adiante. O ministro de Deus está aqui admita isso.  Ao afirmares que não pode realizar o plano de Deus estás dizendo que Teu pai não sabe o que faz. Que se equivocou a lhe atribuir uma função que não poderás cumprir. Ou seja, que ele próprio não tem qualquer controle sobre suas próprias criações. Para isso ele teria de ser tão fraco quanto as ilusões que tu projetas. E irmão. Ele não é. Ele será a força em ti que te levará aonde a escuridão precisa ser desfeita.

É aqui meu irmão, que é necessário deixar de lado a busca. Reconheça que o caminho já foi percorrido. As dádivas de Deus já lhe foram entregues no momento em que perdeste a verdade. Pois a cura foi dada ao mesmo tempo em que tu te iludiste. Sendo necessária só aqui, onde a doença e o medo se fazem aparente a cura tem que estar junto da doença que tu percebes, pois em nenhum outro lugar ela se faz necessária. A cura não existe no céu, pois lá não existe doença ou qualquer ilusão para ser desfeita.

Apenas um fino véu esconde a face de Cristo de ti. Deixe que o véu seja erguido para que possa contemplar a face do teu salvador e assim a Sua luz corrigirá todos os equívocos em tua mente. O Cristo está além dos valores que usa para julgar teu irmão. Ele não está em ti e falta no teu irmão. E ele não está no teu irmão e falta em ti. Cristo está em todos os aspectos da criação de teu Pai. O véu meu irmão, é o que te impede de conhecer a verdade tal como ela é. Ao levantar o véu, não contemplaras o céu, mas um reflexo da verdade. Um reflexo do céu, que será o suficiente para saberes o que te aguarda. O suficiente para que não venha mais a condenar qualquer irmão e aprisioná-lo em um corpo. Verás a luz que ele carrega, mesmo que ele não a conheça. Verás a beleza do filho de Deus em cada um e em cada coisa. O corpo meramente servirá de moldura para a Luz que contemplas. Liberta o mundo do que tu achaste que ele fosse. Liberta teu irmão do que achaste que ele fosse. Ele quer se libertar tanto quanto você. E não pode estar livre enquanto o julgas.

Deixa que a luz entre, não coloque nada no altar de teu pai, pois ele tem que estar vago para que possa ocupá-lo. Não te és pedido que compreenda como a cura será feita, esse passo não compete a ti, mas ao próprio Deus. Ele só precisa da tua disposição em entregar-lhe conscientemente o comando da tua vida. Sabes que na verdade esse controle tu nunca teve.

Não podes servir a dois deuses. No entanto, ao abrir mão de ilusões na verdade não estas abrindo mão de nada. Trocaria a Paz de Deus pelo nada que fizeste?

Por vezes, o véu que obscurece a face de Cristo em teu irmão pode parecer espesso de mais, praticamente um muro intransponível, mas lembre-se, ilusões serão sempre ilusões e não existe qualquer ordem de dificuldade em transpô-las. Apenas trate-as como o que elas são elas tem que desaparecer de tua vista.

Porém, não podes considerar que reconheceu qualquer aspecto da verdade e ainda cair na tentação. Não é necessário se preocupar com as questões materiais. Com a falta de dinheiro, prazos e compromissos profissionais. Nada disso pode afligir o filho de Deus que verdadeiramente entregou-se aos braços do Pai. Ele te carrega no colo, não temas nada. Nunca estiveste só e agora reconhece isso. O que precisa temer agora? Admita sua total falta de competência em julgar o mundo que vês e a primeira coisa que teu Pai afastará de ti é qualquer sentimento de medo.

E como é lindo viver em um mundo onde o medo não está presente, onde a face de teu irmão brilha em reposta ao amor que tu lhe ofereces. O Pai lhe agradece a cada vez que vês um irmão como realmente és, pois ele ama tanto o teu irmão quanto a ti.

Tu és a todo instante amparado por teu pai. Não importa a forma que a ilusão possa se desenrolar na tua frente saiba que nada podes sofrer. És tão invulnerável como o próprio Deus, pois em Seus braços, coisa alguma poderá sequer arranhar a tua Paz. Você é Seu filho amado, isso não é o bastante para acreditares que nenhum mal pode lhe ser causado?

O medo não tem mais lugar em tua mente. Na tua invulnerabilidade, nenhuma defesa se faz necessária, pois és invulnerável por não ter qualquer defesa. E não se defende, porque não existe nada que precises proteger.

Aquiete-se por um instante sempre que se sentir ameaçado. Olhe para dentro e vejas todas as coisas que colocaste entre tu mesmo e teu Pai. Contempla o apego que sentes e a paixão pelas coisas do mundo que fizeste e todas as coisas que achas que tem que defender. Tudo o que achas que queres e te fariam feliz ao conquistá-la. E diz: “É isso que prefiro em vez da Paz de Deus?” - “É isso que aceito no lugar da Paz que me é oferecida por meu Pai?” Pois é exatamente essas ilusões e promessas de felicidade que colocas entre ti e a Paz que lhe esta sendo oferecida.

Deixe que Ele te ampare. Tu não és a parte da tua mente que diz que você não pode, que quer te fazer acreditar que és um corpo. Não envie teus mensageiros do medo e da morte, pois sedentos que estão, lhe trazem notícias sobre peles, ossos e carne. Isso não poderia deixar de ser diferente enquanto a crença de quem tu és for depositada no que tu não és. Porque o que tu não és está lutando contra Deus e acredita que seria esmagado por sua justiça se Ele visse seus pecados. Sendo assim, teus mensageiros precisam achar outros corpos para que tu possas transferir a culpa que sentes em ti. Eles, os outros corpos, é que têm que ser os culpados por te encontrares nessa situação, pois só assim pode considerar-se livre para atacá-los e assim ter a impressão de que o ataque pode ser justificado. Sendo assim, aos olhos de Deus tu não terias pecado. Pura ilusão. Não acredites na voz que fizeste para substituir a voz de Deus. Acha que Deus precisa se defender ou atacar? Perceba como essa voz que ouves está sempre julgando, atacando, ou se defendendo. Não tenha medo, ela não é nada, ela não tem força alguma. Ela representa o seu próprio medo de desaparecer ao reconhecer o Amor do Pai e a unidade entre todos os aspectos da criação. Ouve essa voz com ouvidos do perdão. Olhe para o que ela fez de ti com olhos de Cristo. Assim perdoas a ti mesmo por ter te equivocado por tanto tempo. Tu não és isso. Tu és a criancinha amada de Deus. Ele te alimentará quando sentires fome. Ele te dará de beber quando sentir sede. Te aquecerá em seus braços nas noites de frio e quando te sentires fraco, ele brilhará ainda mais intensamente em tua mente e assim lembrarás que não estás só.

Teu Pai não tem preferências por qualquer um de seus filhos, pois sabe que todos são ele próprio.

Serás tão radiante que teus irmãos não poderão acreditar na genuinidade de tua alegria. Por não compreenderem e não conseguirem alcançar essa felicidade, alguns sentirão inveja e irão caluniá-lo, dizendo que tu não conheces a verdade de Deus e és um farsante. Ainda sim tu manterás a tua harmonia e alegria. Então a inveja tornar-se-á ódio e irão açoitá-lo. Ainda assim tu estarás na alegria de Deus e dirá que nem que tirem sua vida poderá deixar de sentir o Amor que sentes dentro de ti. É aí então que tirarão a tua vida, e ao perceber que nem na eminência da morte tu esmoreceste, aí então, e só então, irão santificá-lo.

Essa é a historia do teu irmão, essa é a tua história, mas não pense no tamanho do desafio que terás de enfrentar, mas como o aparentemente mais duro dos desafios pode ser encarado com Amor, quando temos a consciência do amparo de Deus.

Nada acontece em sua vida sem que Ele permita. Assuma essa verdade de maneira consciente e passe a viver com os valores que essa afirmação lhe impõe. Não saberás que a felicidade é tua até que a ofereças. Não saberás que a demonstre e assim proves dela. Ponha em pratica o poder que essa afirmação tem: Nada acontece em sua vida sem que Ele permita.
Muitos dizem ter o conhecimento de que sua vida depende de Deus mais não vivem com esses valores. Se todas as dádivas de Deus já lhe foram dadas, então só lhe resta viver com elas. Assuma em cada situação a Sua causa e Ele estará lá.  É só isso. O próximo passo é dado por Ele. Não te é pedido nada além do que compreenda e possas fazer. Se sente-se cansado de tudo o que tem ouvido, todos os ensinamentos e teorias, então, esqueça tudo por um instante. Esqueça a idéia de que você sabe quem é e o que é Deus pra você. Não faça nenhuma imagem mental sobre qualquer coisa, pois é preciso que sua mente esteja totalmente limpa e sem defesas, por apenas um instante que seja.

Saiba que o mundo que tu contemplas só tem algum propósito enquanto acreditas que o medo possa fazer frente ao Amor. Quando tua mente não mais reconhecer o medo, teu mundo será outro meu irmão. Tu não pertences a esse lugar. Achas que um mundo onde a doença, a injustiça e a morte são vistas como reais pode ser a casa do Filho de Deus?
Tu não és uma individualidade separa de teus irmãos. O que vês é um equivoco. Tu és o filho Santo de Deus e se tens a ilusão de estar vivendo em um mundo de mentes separadas então é porque te equivocaste a respeito de algo. Significa que esconde alguma crença, algum valor e o usa para aprisionar mundo que atendendo ao te julgamento não poderia deixar de parecer real para ti.

Não presumas que sabe para o que coisas servem. Pois não sabes, do contrário não estaria aqui. Não nomeie os objetos que julgas ver, pois o nome trás consigo todo um conjunto de conceitos e valores. Reconheça que não sabes quem tu és. O que estas fazendo aqui ou como olhar para o mundo e para ti mesmo. Essa é uma afirmação poderosa contra aquele que quer que tu acredites que é você. Liberte o mundo e todas as coisas do que tu achavas que ele fosse e deixe que ele seja o que é. Só assim teu pai poderá fazer o que espera por tanto tempo para ser feito. Só assim tu reconhecerás o Amor e a Paz que já estão presentes. Será o fim da tua busca e poderás finalmente assumir a tua parte no plano de Deus para a salvação do Mundo. Assim, o desejo de Deus será realizado.

Estiveste cego pelos olhos do mundo pois os olhos desse mundo não podem ver a Luz que brilha em ti. No entanto, esta luz não foi colocada em ti para permanecer oculta. Sinta o Amor do teu Pai dentro de ti e verás um novo Mundo, ao qual tu não sabias que existia. Este é o mundo que teu Pai te prometeu mas tu não acreditaste e julgando-se tão ciente quanto Ele próprio tu decidiste fazer o teu próprio. No entanto, só poderás contemplas a inocência do mundo com a visão de Cristo, e não com os olhos que tu vês agora. Tu criaste olhos que não vêem meu irmão. Compreenda que só podes ver um Mundo de cada vez, pois no reconhecimento de um, ou outro deixa de existir. Ou existe um mundo governado pelo medo ou aquele que é abençoado pelo Amor. Um mundo é amedrontador e por isso não reconhece a Paz. O outro é acolhedor, sem pecado. Um lugar onde o medo e o ataque não são justificados e por isso não podem existir. Quem vive nesse mundo abençoado pelo amor de Deus, só pode contemplar a paz e a gentileza, pois contempla o reflexo que vêem dentro de si próprios.
Que mundo quer ver? Escolhe e terás o que pede.

Portanto meu irmão seja honesto contigo mesmo. Aprende que só contemplarás o que sente por dentro. Percebes um mundo cruel e amedrontador, ou um mundo de misericórdia e amor?

No entanto, uma ultima barreira ainda precisa ser derrubada antes que tu reconheças a face de Cristo no teu irmão. Essa barreira deveria ser facilmente posta abaixo se pareces por um instante e olhasse honestamente para o que ela é: Essa ultima barreira é o medo de Deus. O medo que sentes do próprio Pai pelo equivoco que tu cometeu ao julgar a si mesmo, e a Suas criações, porque qualquer julgamento que faças a respeito de um filho amado de Deus, é um julgamento contra o Ele próprio.

Porém meu irmão já aprendeu que não existem ilusões mais difíceis de serem transpostas do que outras. O muro que impede que a Luz te alcance não existe. Pois Teu Pai não reconhece qualquer pecado em ti.  Sabes que tu cometeste um equivoco e no mesmo instante te deu a correção.

Tu te equivocaste apenas por um breve instante. Um diminuto espaço de tempo, pois no instante em que te equivocaste Teu pai lhe deu a correção. E nesse instante, em que te perdeste, estiveste equivocado a respeito de quem tu és, de quem és teu Pai e o papel de cada um.

No entanto, tu ainda vives a lembrança desse único instante como se fosse real. A correção já foi feita. Tu estás ao lado de teu pai, banhando-se da Luz da Sua Paz em segurança. Deixa essa lembrança do tempo em que estivesse equivocado ir embora. Não temas o teu pai pelo equivoco que tu cometeste. Tudo não passou de um pesadelo onde tu te encontravas nas trevas, sozinho e amedrontado.

Perdoa a ti mesmo meu irmão. Pois só assim terá coragem para postar-se diante do Pai sem embaraço. E feito isso, tu és acolhido, pois Teu Pai só se sentirá completo quando seu filho amado finalmente estiver em casa.

Ame o teu irmão incondicionalmente. Teu pai fica feliz cada vez que tu usas um sentimento amoroso para com o teu irmão e regozija-se no céu, pois tu deste amor a uma de suas criações e assim é como se deste a Ele próprio. Dessa forma pode começar a entender porque tudo que dás é dado a ti mesmo. Pois só podes oferecer o que tens e só pode saber que tens ao oferecer para o próximo.

Meu irmão. Tudo que dás, realmente da a ti mesmo. Não importa a forma de que o que tu deste possa tomar, pode ser um sorriso, um abraço ou um prato de comida. Não importa. Porque a forma se transformará e virará pó, no entanto, o sentimento que tu usaste é imutável, e é a única coisa real em todo esse processo que tu chamas de vida.

Nesse mundo é muito difícil de compreender que dar e receber são a mesma coisa, mas é assim na Verdade, pois o sentimento que usas é o sentimento que manténs.